Matricule-se agora

Matricule-se agora ☆

Garanta sua vaga!

Do GLS ao LGBTQIAP+: a história do movimento lésbico brasileiro
R$ 200,00
Avulso

26 a 29 de Agosto de 2025 (20h- 21h30)


✓ 06 horas de aula
✓ Acesso à plataforma com aulas gravadas
✓ Com certificado

Sobre o curso

O curso traça um panorama histórico do movimento lésbico no Brasil, abordando desde a construção dos conceitos de “gênero", as relações entre sexualidade e poder nas sociedades capitalistas colonizadas, até a luta por protagonismo das mulheres Lésbicas dentro da luta LGBTQIAP+ internacionalmente.

Sendo que a última aula foca no ativismo lésbico brasileiro, com destaque para o levante do Ferro’s Bar (Stonewal brasileiro), na construção dos avanços e garantias de direitos como casamento, adoção e combate ao lesbocídio no Brasil.

O que você aprenderá

Conheça sua Professora

Luanda Pires

Advogada e Consultora em Inclusão & Sustentabilidade Corporativa. Professora especialista em Direito Antidiscriminatório, Cultura Inclusiva & Diversidade. Congratulada com a Outorga da Medalha Ruth Cardoso pelo Estado de São Paulo e com o Prêmio Esperança Garcia pela OAB-SP, em razão da atuação na defesa de mulheres, dos direitos humanos do trabalho e da inclusão da diversidade. “

Faz parte do elenco da série documental “Justiça por Elas” da GNT e do documentário “Não dá pra esquecer“. Membra da Rede de Litigantes da América Latina, organização que representou na Corte Interamericana de Direitos Humanos - CIDH, em defesa do Direito ao Cuidado voltado à população LGBTQIAP+ brasileira. Cofundadora e Diretora de Relações Institucionais do Me Too Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Universidade de São Paulo “Trabalho Além do Direito do Trabalho”, onde coordena o Núcleo de Mulheres. Conselheira de Notório Saber em Questões de Gênero do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (2022-2024). Presidenta da Comissão da Diversidade da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ. Coordenadora do Núcleo de Cuidados Interseccionais da Comissão de Direito Aplicado à Saúde da OAB - Subseção Pinheiros. Colunista de Diversidade da Fenalaw (2022-2024). Autora de vários livros e publicações. •Sócia do escritório Luanda Pires Sociedade de Advocacia, co-fundadora e diretora de relações institucionais do Me Too Brasil, presidenta da Associação Brasileira de Mulheres LBTI’s - ABMLBTI, fundadora e CEO de LUBA - Justice For All.

Mais alguma dúvida?